Síndrome da plica sinovial

Síndrome da plica sinovial

Entenda o que é a síndrome da plica sinovial

A plica sinovial é uma porção saliente da cápsula articular que pode tornar-se proeminente e inflamar, causando dor e até limitação do movimento.

A plica sinovial pode ser encontrada em algumas pessoas e em outras não. Nem sempre a plica sinovial causa sintomas, portanto ela pode passar despercebida por uma vida inteira.

O que sente o paciente com  plica?

A plica inflama devido ao excesso de atividade física, do uso abusivo da articulação, do desalinhamento do membro inferior ou como consequência a um traumatismo na região. Quando um desses fatores acontece, há dor no joelho, sensação de que algo está solto e inchaço após a prática de um exercício.

– Como avaliar a  plica sinovial e fazer seu diagnóstico?

O diagnóstico é feito pela história e exame físico do paciente que apresenta dor não na região da plica. A ressonância magnética complementa o diagnóstico.

– Qual o tratamento para plica? plica sinovial e fazer seu diagnóstico?

O tratamento inicial conta com aplicação de gelo, repouso e uso de anti-inflamatórios. Se após esses cuidados não houver melhora é feita a infiltração de corticosteroide no local ou a cirurgia minimamente invasiva de artroscopia para remoção da plica.

– Como prevenir a  inflamação da plica sinovial?

Para evitar este problema deve-se fazer um treinamento acompanhado por um profissional que oriente quanto a prática dos movimentos corretos, fazer alongamento e fortalecimento do joelho e, em casos de desconforto, procurar um ortopedista.